Cpanel, Sem dificuldades

O cpanel não é grande coisa, realmente. Se você quiser aprender como webmaster do seu próprio site, que eu sugiro que você faz, você vai ter que enfrentar o temido cpanel. Eu digo isso em tom de gozação, porque não é realmente uma grande dificuldade.

Eu aconselho aqueles que estão aprendendo a ser webmaster de suas próprias páginas para começar com FrontPage. É um software de interface wysiwyg versátil (wysiwyg – What You See iS What you Get – O que você vê é o que você tem). Ele tem o poder e funcionalidade de edição visual que você precisa, e você não precisa saber nada de html ! 

Primeiro de tudo, o que é o cpanel? O cpanel é o software que oferece a você controle do servidor que hospeda o seu site:

O servidor tem um site. Eu uso MSGHOST-PARAWEB. Então eu vou para o site da MSGHOST-PARAWEB, na porta 2082 (www.dominio.com.br: 2082). Eu digito meu nome de domínio e minha senha, pressiono enter, e entro no meu c-panel.

O cpanel vai ter organizado as categorias de ferramentas que você pode usar ou vai usar para trabalhar em seu site, no lado do servidor . Pense nisso desta maneira: Você tem o seu computador. Você tem o servidor. Você tem seus arquivos. Você transmite esses arquivos para o servidor.Tecnicamente, você pode alterar os arquivos em seu site até o final dentro servidor . Um exemplo de quando você faria isso: com um blog. Os arquivos de um blog podem ser editados direto no servidor e nunca em seu computador. Mas isso é outro assunto. Voltar ao cpanel.

O cpanel pode dizer muitas coisas. Você pode realizar muitas tarefas aqui, muitos reparos, o que você pode fazer com a ajuda de apoio  do servidor. Principalmente, o que você precisa saber, acima de tudo, se você estiver usando o FrontPage, que é, de novo, o que eu aconselho, se você está começando, é a instalação de extensões do FrontPage. Isto é extremamente fácil. Tudo que você faz é clicar no botão que diz “extensões do FrontPage” no cpanel. No cpanel MSGHOST-PARAWEB, o ícone se parece com um pequeno bloco de quatro peças do puzzle conectados, que suponho que é a assemelhar-se o logotipo da Microsoft.

Isso será na área “avançado” do painel. Não deixe que isso te assuste. Não há nada de avançado sobre o procedimento de instalação das extensões.Você clica no ícone,então vem uma página que informa as extensões do FrontPage que estão instalados e quais são desinstalados. Se você tiver mais de um domínio, você vai vê-los todos aqui. Você escolhe o domínio em que você deseja instalar as extensões, e instala com o clique de seu mouse. Assim, você instalou as extensões.  Isso permitirá que o FrontPage faça upload para o seu domínio. É isso aí.

Às vezes, as instalações de extensões podem falhar. Você tem que desinstalá-los e instalá-los novamente, assim como com outros softwares. Isso acontece normalmente quando você deixou seu site sem movimento ou uso por algum tempo. Você não tem publicado ou editado. É como se o domínio e servidor esquecessem de você. Eu não sei o que acontece e por que isso acontece dessa forma. Não importa. O que importa é que você pode desinstalar e reinstalar com problemas mínimos. Se você tiver instalado a segurança web, você tem que instalar com isso de novo. Isso tudo será evidente. A página em que você instalar as extensões vai lhe dar esta informação. A página também avisa que “se você desinstalar, todos os arquivos .htaccess terá que ser reinstalado”. Se você escreve em seu site, isso pode afetar o seu blog. Se a desinstalar e reinstalar afeta o blog, suporte de servidor pode ajudar a corrigir este assunto. By the way, você está salvando o seu blog. Certo?

A outra função principal do cpanel fornece é contar seus domínios o que você quer que eles façam. Você pode ter um ponto de sub-domínio para seu domínio principal. Você pode tê-lo de apontar para si próprio. Você também pode fazer nada com ele. Por que você faria isso? Porque você não construiu um site para isso ainda ou não tiver feito isso apontar para outro site de vocês. Você simplesmente comprou o domínio e ele está sentado lá.

Um ponto sobre a compra de domínios: Tente fazer isso com o servidor que você decidiu se hospedar seu site. É uma dificuldade transferir um domínio.  Mais lamentável é sua escolha para comprar um domínio por meio de alguém que não seja um servidor respeitável que oferece um bom suporte. A transferência de um domínio não é uma dor enorme, mas se perde tempo e requer correr atrás de documentos reconhecidos . É muito mais fácil simplesmente comprar o domínio através de seu anfitrião, e, em seguida, fazer o que quiser com o domínio uma vez que você comprou.

A forma como uma conta básica trabalha em MSGHOST-PARAWEB, e muitos outros servidores, é que você começa um domínio principal. Todo o resto dos domínios é dirigido através da principal. Assim, você pode criar um novo domínio, e ele vai olhar, para todos os efeitos, como se o novo domínio fosse seu principal domínio. Ele não vai olhar para ser um apêndice do site principal, embora ele será.  Isso, você controla através do cpanel. Em MSGHOST-PARAWEB, este ícone é chamado de “gerenciador de domínio”.

Você tem muitas outras coisas que você pode fazer no cpanel, mas nada é tão importante quanto o que eu já mencionei. Você pode verificar suas estatísticas, o que quer dizer, você pode ver quem veio para o seu site (o endereço ISP) e o que clicou e quanto tempo eles ficaram em seu site, tudo isso. São, naturalmente, informações valiosas, facilmente acessíveis através do cpanel.

É uma informação valiosa. Mas não saber esta informação não vai ter qualquer efeito sobre o que seu site se parece ou possui de conteúdo.

Pronto…. iniciamos o uso do cpanel !